“E, quando orais, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê (o que se passa) em segredo, te dará a recompensa. Nas vossas orações não useis muitas palavras como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavra. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.” Mateus, 6:5-8.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Eterna Busca da Comunhão com o Criador

A Eterna Busca da Comunhão com o Criador

Desde os tempos mais remotos o ser humano tem buscado a conexão com o Sagrado. Para muitos, o contato com seu criador, Deus; e para outros, o encontro com a consciência cósmica, aquela realidade transcendente, etérea, incognoscível.
Sempre às voltas com suas limitações físicas e materiais, o ser humano possui o potencial de crescer no mundo do espírito, sem limitações, dotar de asas sua imaginação criativa, elevar-se deste plano contingente da existência, e compreender que deve trilhar o caminho eterno da perfeição, uma vez que foi criado "à imagem e semelhança de Deus."
Assim como o amante sente a necessidade de expressar o seu amor à amada, assim também o ser humano sente o desejo de expressar seus sentimentos ao Criador. Para o coração iluminado e para a mente esclarecida, a Palavra Revelada tem um efeito incomparável e uma força indescritível, pois é a trilha espiritual, o caminho e o meio pelos quais o Criador deseja e pode ser contatado.
Sabe tu que, em verdade, convém ao fraco suplicar ao Forte, e a quem aspira às grandezas pedir ao Criador. Quando se roga ao Criador, voltando-se para Ele e buscando graças de Seu Oceano, esta súplica traz Luz ao coração, iluminação à vista, vida a alma e enlevo a todo o seu ser. Durante tua súplica ao Criador, enquanto recitas: "Teu Nome é minha cura", considera o quanto teu coração se alegra, tua alma se deleita pelo espírito do amor do Criador e tua mente é atraída para Seu Reino! Com esta atração, as habilidades e capacidades crescem. Quando o vaso é ampliado, mais água pode conter, e quando a sede aumenta, as graças da nuvem tornam-se agradáveis ao paladar do homem. Eis o mistério da súplica e a sabedoria que há em expor as necessidades.
Um mediador se nos apresenta necessário entre o homem e o Criador - alguém que receba a plena luz do Esplendor e a irradie sobre a humanidade, do mesmo modo que a atmosfera da Terra recebe e difunde o calor dos raios solares.
Se desejarmos orar, devemos ter algum objeto em que nos concentrarmos. Se nos voltamos para Deus, devemos dirigir nosso coração a algum centro. Se o homem adora a Deus de outro modo a não ser através do Seu Manifestante, deve primeiro formar um conceito de Deus, e este conceito é criado pela sua mente. Já que o finito não compreende o Infinito, assim Deus não pode ser compreendido deste modo. O que a mente humana concebe é-lhe compreensível. Mas aquilo que o homem pode compreender não é Deus. O conceito de Deus que o homem forma para si é apenas um fantasma, uma imagem, uma ilusão. Nenhuma conexão há entre o Ser Supremo e tal conceito.
Se alguém deseja conhecer a Deus, deve encontrá-Lo no espelho perfeito, onde poderá ver refletido o Sol Divino. Do mesmo modo que conhecemos o sol físico pelo seu brilho, pela sua luz e calor, assim também conhecemos a Deus, o Sol Espiritual, quando Ele se irradia do templo de Seu Manifestante, pelos Seus atributos de perfeição, pela beleza das Suas qualidades, e pelo esplendor da Sua luz.
Não deixes de considerar a verdade, pois é evidente perceber, que uma criança não pode ser instruída sem o auxílio de um professor, embora seja o saber uma das graças divinas. O solo não se cobre de verdura e vegetação sem a chuva das nuvens; por conseguinte a nuvem é a intermediária entre a graça divina e o solo... A luz tem um centro e se alguém desejar procurá-la de outro modo que não seja do seu centro, jamais a atingirá... Volta a tua atenção para os dias de Cristo; algumas pessoas julgavam que sem a emanação Messiânica fosse possível atingir a verdade, mas foi precisamente essa idéia que se tornou a causa da sua privação.
 “Bem-aventurado é o lugar, a casa e o coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado Seu louvor.”
Bahá’u’lláh (1817-1892).
“Buscai o Senhor, enquanto se pode encontrar; invocai-O, enquanto está perto.”
Isaías, 55:6.
“... toda a carne virá prostrar-se diante de Mim e me adorará diz o Senhor.”
Isaías, 66:23.
“E acontecerá que, antes que eles clamem, eu os ouvirei; estando eles ainda a falar, eu os atenderei.”
Isaías, 65:24.
“Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para frente sem se fatigar”
Isaías, 40,31.
“Meu coração, ó Deus, está preparado, o meu coração está preparado. Cantarei e entoarei salmos no meio da minha glória.”
Salmos, 107:2.
“Louvar-Te-ei no meio dos povos, Senhor. E entoar-Te-ei salmos entre as nações, porque a Tua misericórdia elevou-se acima dos céus e a Tua verdade até as nuvens.”
Salmos, 107:4.
“O Senhor está perto de todos que O invocam, de todos os que O invocam com sinceridade. Ele fará a vontade dos que o temem, atenderá a sua oração, e os salvará.”
Salmos, 144-18-19.
“Então as palavras da minha boca te serão agradáveis, e a meditação do meu coração será sempre na tua presença. Senhor, meu amparo e meu redentor."
Salmos, 18:15.
“O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará."
Salmos 144,18s.
“E, quando orais, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê (o que se passa) em segredo, te dará a recompensa. Nas vossas orações não useis muitas palavras como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavra. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.”
Mateus, 6:5-8.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.”
Mateus, 6:33.
“Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, encontra; e a quem bate abrir-se-vos-á.”
Mateus, 7:7.
“Jesus disse-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível.”
Mateus, 17:20-21.
“Ainda vos digo que, se dois de vós se unirdes entre si sobre a Terra a pedir qualquer coisa, esta lhes será concedida por meu Pai que está nos céus. Porque onde se acham dois ou três congregados em meu Nome, aí estou eu no meio deles.”
Mateus, 18:19-20.
“E tudo o que pedirdes com fé na oração o recebereis.”
Mateus, 21:22.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca.”
Mateus, 26:41.
“Por isso vos digo: Tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis. Quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe os vossos pecados.”
Marcos, 11:24-25.
“Vigiai, pois, orando sem cessar, a fim de que vos tornei dignos de evitar todos estes males que devem suceder, e de aparecer com confiança diante do Filho do homem.”
Lucas, 21:36.
“Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, porque é destes adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram.”
João, 4:23-24.
“Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”
João, 14:13-14.
“Despedidas as turbas, subiu só a um monte para orar. Quando chegou a noite, achava-se ali só."
Mateus, 14:23.
“Nós, porém, ocupar-nos-emos totalmente na oração e no ministério da palavra.”
Atos, 6:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário